fbpx

Tchello d'Barros Olhos de Lince

POESIA VISUAL EM PERSPECTIVA – Renata Barcellos, PhD

A escritora e pesquisadora Renata Barcellos, PhD apresenta seu novo livro: “Tchello d’Barros Olhos de Lince – Poesia Visual em Perspectiva” (Editora Personal – RJ – 2020).

A obra resulta de seu Pós-Doutoramento na UFRJ, onde realizou extensa pesquisa sobre os poemas visuais do artista multimídia brasileiro Tchello d’Barros.

Além de levar os leitores inicialmente a um passeio pela história universal da Poesia Visual, as criações deste artista contemporâneo são analisadas pelas teorias da Semiótica, Linguística, Semântica e Análise do Discurso, tudo em linguagem muito acessível.

O texto é adensado por recortes biográficos, críticos e até mesmo pedagógicos.

Por fim, o estudo ainda traz como bônus as imagens das obras analisadas e uma galeria de registros fotográficos das exposições, publicações, performances e sobre como as criações deste artista transitam pelos vários países em que seu trabalho tem sido exposto e publicado.

A autora escolheu como tema as inusitadas criações de Tchello d’Barros quando, ao aproximar-se do universo da Poesia Visual, escreveu o primeiro artigo sobre este artista.

Ao apresentá-lo em um congresso na Universidade de Salamanca (ESP), percebeu que no Brasil havia pouca produção acadêmica sobre esta modalidade híbrida entre Literatura e Artes Visuais, e menos ainda sobre o autor em questão.

Assim, optou por esquadrinhar seus mais de 100 poemas visuais, conhecidos pelos estranhamentos que provocam a quem os lê/vê e pela forma como a linguagem é desbravada nas múltiplas possibilidades de expressão deste artista plural.

Foi analisado em profundidade o conjunto de sua obra, que revela muitas inquietações diante de suas temáticas.

A dialética é também uma característica presente em seus trabalhos, questionando frontalmente o sistema em que vivemos, mas também sabe como ninguém transpor suas ideias de forma irreverente e, por vezes, irônica.

Outra característica é o fato de ser um artista múltiplo, que transita com domínio por diversas modalidades artísticas (cinema, fotografia, performance, artes visuais): alguém que explora as mais diferentes maneiras de comunicar e fazer arte.

A pesquisa revela um ser liberto de qualquer aprisionamento da palavra, empenhado em buscar formas surpreendentes de se expressar.

Os “olhos de lince” do título vêm de sua aguda capacidade de, ao visualizar a realidade, perceber a simultaneidade entre imagens, palavras e sons, pois deixa impresso em cada trabalho o produto do que seu olhar foi capaz de captar.

Trata-se de um olhar que explora as potencialidades do signo linguístico, a partir de sua visão de mundo, da vida, das pessoas e, de modo instigante, transforma o que lhe toca em Poesia Visual.

Além de levar os leitores para um passeio inicial pela história universal da Poesia Visual, e contextualizar a obra do autor pesquisado a partir de sua biografia, Renata Barcellos faz ainda um apanhado de textos críticos sobre o poeta, incluindo as imagens dos trabalhos analisados.

Munida de teorias acadêmicas, analisa os trabalhos a partir de lupas como a Semiótica, Linguística, Semântica e Análise de Discurso, tudo em linguagem acessível.

E, além de uma demonstração didático-pedagógica sobre a aplicação da Poesia Visual em sala de aula, os leitores são brindados também com uma galeria de registros fotográficos das exposições, publicações, performances e sobre como a Poesia Visual deste autor transita pelos vários países em que seu trabalho tem sido exposto e publicado.

Tchello d’Barros atualmente dedica-se à Videoarte. É autor de 7 livros e seus trabalhos já foram expostos e publicados em 14 países, em mais de 150 exposições.

O primeiro livro sobre sua obra foi publicado nos EUA: “Three Visual Poems from Tchello d’Barros”, de Mary Duerksen (Burrows Press, 2019).

Artista nômade, antes da pandemia, foi visto pela última vez no Chile, ao participar das manifestações de rua contra a atual ditadura chilena, quando esteve em Santiago expondo uma série de poemas visuais de cunho político/social.

Sobre esta obra de fôlego de Renata Barcellos, comentou: “alegra-me ver em meu país — ainda de tão poucos leitores — um estudo tão dedicado, iluminando de forma ebúrnea, esta complexa, polêmica e sedutora modalidade do fazer poético.”

Renata Barcellos nasceu no Rio de Janeiro (RJ), onde vive.

É pós-doutora em Língua Portuguesa e em Literatura Brasileira pela UFRJ; Doutora em Linguística pela UFF; Mestre em Linguística Aplicada pela UFF; Especialista em Tradução (Francês) pela UERJ; Graduada em Letras (Português/Francês) pela UFF; Professora de Língua Portuguesa da rede de ensino pública do Rio de Janeiro (CEJLL/NAVE); Professora na graduação da Unicarioca.

Associada do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos – CIFEFIL; Membro da União Brasileira de Escritores – UBE; Membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil AJEB/RJ; Colunista do Portal Jornal Sem Fronteiras e do programa de rádio Pauta Nossa, na Mundial News; Fundadora e diretora do Instituto Cultural Barcellartes, focado em atividades artístico-culturais.

É autora dos livros De Alma Dilacerada, De Barcellos em Prosa e Verso e Itens de Análise Linguística no novo ENEM. É coautora de De Barcellos e Viana: um Encontro e Gramática Contextualizada. Publicou textos em diversas coletâneas e antologias além de vários artigos acadêmicos. Atualmente dedica-se a pesquisa de Poesia Visual e a promover debates culturais.

Título: Tchello d’Barros Olhos de Lince®
Autora: Renata Barcellos©
Editora: Personal
Gênero: Pesquisa acadêmica | Poesia
Número de Páginas: 176 págs.
Tamanho / Dimensão: A4
Formato: Livro digital / E-book
Extensão: .PDF
Ano: 2020 ®
Edição: 1ª Edição | Lançamento
Prefácio: Jorge Luiz Antonio
Introdução: Wlademir Dias-Pino
Posfácio: Cesar Augusto de Carvalho
Imagem da capa: Poema visual de Tchello d’Barros
Ilustrações: Poemas de Tchello d’Barros

Ficou clara a preocupação de Renata Barcellos no que podemos considerar mais importante: (...) que a Poesia Visual é a linguagem da contemporaneidade, porque ela reúne a arte, a tecnologia e o design como expressão criativa dos dias de hoje. Outro aspecto importante no livro é a síntese admirável das teorias escolhidas para a análise da poesia: os exemplos são os poemas de Tchello, dando ao leitor a visão objetiva que a crítica procura oferecer a todos os leitores que fruem poesia.

Prof. Dr. Jorge Luiz Antonio (SP)

E aí está a importância do livro de Renata Barcellos: utilizando-se dos poemas visuais de Tchello d’Barros, analisando-os à luz das ferramentas da crítica literária, fornece ao leitor uma carga imensa de informações que aumenta seu capital cultural e, simultaneamente, amplia o gozo estético que qualquer obra de arte possui.

Prof. Dr. Cesar Augusto de Carvalho (SP)

SUMÁRIO

Dedicatória 08
Agradecimento 09
Epígrafe 10
Prefácio 11
Introdução 13
CAPÍTULO I – Percurso Histórico 16
Poesia Visual – Um percurso Temporal 17
Grécia Antiga 17
Renascença Carolíngea 19
Barroco 21
Século XX 24
Tchello d’Barros – 1º poema visual 32
CAPÍTULO II – Interfaces da Linguagem 34
Interfaces com a Linguística 35
Interfaces com a Semântica 42
Interfaces com a Semiótica 48
Interfaces com a Análise do Discurso 55
CAPÍTULO III – Classificação e Análise 62
Classificação e Análise da obra Tchelleana 63
Temas recorrentes 63
Arte Postal 95
CAPÍTULO IV – Convergências e Confluências 98
O Projeto Convergências 99
Apresentação do Projeto Convergências 100
Itinerâncias da exposição 102
Linguagens – Suportes – Exposições (fotos) 103
CAPÍTULO V – Fortuna Crítica 107
Excertos da Fortuna Crítica do artista 108
Nominata 114
CAPÍTULO VI – Entrevista 115
Entrevista p/ revista Fórum | Curso de Letras UF 116
CAPÍTULO VII – Prática Pedagógica 126
O ensino de Literatura Contemporânea 127
Prática Pedagógica: Retextualização 132
CAPÍTULO VIII – Sobre Tchello d’Barros 147
Sobre o autor pesquisado 148
Olhos de Lince 150
Fatos biobibliográficos 152
CAPÍTULO VIX – Conclusões 161
Considerações Finais162
Posfácio 164
Referências Bibliográficas 166
Sobre a autora 175

Assine Nossa Lista Vip e Ganhe Brinde Literário!

Copyright © 2020
EDITORA PERSONAL
Telefone (21) 2256-5121
 Wapp (21) 99822-3377
contato@editorapersonal.com.br